ACADÉMICOS ANGOLANOS E BRASILEIROS, PREOCUPADOS COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

2024-06-06 | 11:57:00


noticias uninbe


Internacionalização da UNINBE


Decorre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Dois Vizinhos, o II Seminário Socioambiental Angola Brasil: Educação, Meio ambiente, Tecnologias e Saúde. O evento programado a acontecer de 3 a 8 de Junho foi idealizado pela cooperação internacional entre a UTFPR e a Universidade do Namibe (UNINBE), onde uma delegação de 12 docentes e dirigentes de 3 instituições de ensino superior angolanas deslocou-se de Angola até o Paraná para debater a temática da educação ambiental face às mudanças climáticas com os participantes de instituições nacionais, de todas as regiões do Brasil, associados à Rede Internacional de Extensão Universitária (UFBA, UFTM, USP, UEMS, UENF, IFRJ). No evento, a Coordenadora do Seminário, Profa Dra. Anelize Queiroz Amaral, acompanhada do Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Prof. Dr. Jean-Marc Stéphane Lafay, representando a reitoria, que, e ao lado do director geral em exercício do Campus de Dois Vizinhos, Prof. Dr. Vicente de Paulo Macedo, deram as boas-vindas aos convidados nacionais e estrangeiros, que por sua vez, salientaram em seus discursos a importância de eventos dessa magnitude, com o objectivo de apoiar o cumprimento das metas do desenvolvimento sustentável (ODS) e da pesquisa e extensão universitária nos desafios que o mundo enfrenta nos dias de hoje relativamente as mudanças climáticas. Por seu turno, o Reitor da Universidade do Namibe, Prof. Dr. Alfredo Noré, e os presidentes do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, Prof. Dr. Raimundo Kwaya, e do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza Sul, Prof. Dr. Augusto Fazenda, membros da delegação estrangeira naquele país da América do Sul (República Federativa do Brasil) destacaram a relevância da cooperação transatlântica em extensão existente e a intenção do grupo de conhecer in loco as instalações de pesquisa e ensino e os projectos em curso no campus. Para o encerramento deste II Seminário Socioambiental Angola Brasil está reservada uma palestra sobre “Projectos Salas Verdes e lusofonia no enfrentamento de mudanças climáticas”, que terá com prelector o Director de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Prof. Dr. Marcos Sorrentino. Importa realçar que, além das apresentações culturais tradicionais da região e do país que também se fizeram sentir, mesas redondas sobre extensão internacional em rede, foi possível a realização do acto de assinatura de diversos protocolos de cooperação internacional entre a UTFPR e as instituições angolanas presentes (UNINBE, ISCED, ISPCS). "UNINBE-Transformando vidas, construindo futuros"

Por: O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNINBE

Outras notícias


ACADÉMICOS ANGOLANOS E BRASILEIROS, PREOCUPADOS COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Internacionalização da UNINBE

2024-06-06 | 11:57:00

Ler mais

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE DE LUANDA (UL) REÚNE DIRECTORES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E PÓS-GRADUAÇÃO DAS IES.

Investigação Científica e Extensão Universitária

2024-05-27 | 08:53:00

Ler mais

MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO VISITA A UNIVERSIDADE DO NAMIBE PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DAS OBRAS DA TERCEIRA FASE.

Obras de extensão do Campus Farol Fernando de Noronha da UNINBE.

2024-05-20 | 10:10:00

Ler mais