DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO


Licenciatura em Ensino Primário




Objectivo do curso

Objectivo Geral Formar professores do ensino primário preparados para dirigir o processo de ensino-aprendizagem, com competências Pedagógicas, Didácticas e Científicas. Objectivos específicos Utilizar os conhecimentos para uma melhor compreensão da realidade educacional da província e do país em geral; Reconhecer e vivenciar a prática de pesquisa como mecanismo de reflexão para melhoria da qualidade de ensino. Dominar os princípios fundamentais da ciência, das didácticas e das respectivas metodologias de ensino com vista a construir e administrar as diversas situações de ensino e aprendizagem; Actuar como educador em todos os espaços e ambientes da educação formal no ensino Primário, ou não-formal, tais como nos programas de educação de jovens e adultos, de divulgação e de formação continua de professores de todos os níveis; Utilizar as actuais tecnologias da informação e comunicação, tanto como ferramentas, quanto como objectos de estudo, no seu quotidiano de trabalho como professor.


Carga Horaria

1º Ano- 928h; 2º Ano- 1024h; 3º Ano- 896 h; 4º Ano- 992h;



Perfil de saida

O licenciado no Curso de Ensino Primário obterá, entre outras, competências com as seguintes saídas profissionais: Realizar investigação pedagógica; Dirigir com qualidade o processo de ensino-aprendizagem do Ensino Primário; Desenhar planos de estudo e programas no ensino correspondente; Implementar estratégias para o desenvolvimento educativo; Realizar tarefas de direcção dos processos de ensino-aprendizagem ao nível de colectivos pedagógicos; Dominar as técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos necessários para garantir a qualidade dos serviços prestados, bem como, os procedimentos de segurança e primeiros socorros; Associar os formandos a todas as formas de desenvolvimento humano, buscando a interdisciplinaridade do conhecimento, além de actualidade e qualidade do ensino; Comunicar correctamente os projectos e resultados de pesquisa na linguagem científica oral e escrita (textos, relatórios, painéis, internet, entre outros); Compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos.



Regime

Laboral e Pós-Laboral



Língua(s) de Aprendizagem

Portugês



Regente do Curso

Elsa Catengue

Desenvolver a capacidade de aprendizagem dos alunos nos domínios da leitura, da escrita e do cálculo; Desenvolver e aperfeiçoar o domínio da comunicação e da expressão oral e escrita, tendo em conta os objectivos de aprendizagens das classes; Aperfeiçoar hábitos, habilidades, capacidades e atitudes tendentes à socialização; Proporcionar conhecimentos e oportunidades para o desenvolvimento das faculdades mentais em correspondência com as competências curriculares; Estimular o desenvolvimento de capacidades, habilidades e valores patrióticos, laborais, artísticos, cívicos, culturais, morais, éticos, estéticos e físicos; Assegurar o desenvolvimento da prática sistemática de expressão motora e de actividades desportivas para o aperfeiçoamento das habilidades psicomotoras.

Escolas do Ensino Primário; Empresas de consultoria na área de educação; Creches e Centros Infantis; Centros de ensino e investigação.

As condições de acesso estão sujeitas mediante as regras definidas pela universidade durante a fase de candidaturas para ingresso.