EFEMÉRIDE

2023-03-21 | 10:30:00


noticias uninbe


CELEBROU-SE NO PRETÉRITO DIA 19 DE MARÇO, O DIA INTERNACIONAL DO PAI.


De forma antecipada a Universidade do Namibe (UNINBE) realizou no dia 17 da semana finda, acções comemorativas para homenagear todos os pais da instituição. Como várias outras efemérides muito se diz sobre a sua origem e com o dia dos pais não é diferente, sobre o mesmo, existem duas histórias e uma delas conta que a origem desta data foi atribuída à americana Sonora Luise, filha de um militar que resolveu criar o Dia do Pai motivada pela admiração que sentia pelo seu pai, William Jackson Smart. A celebração foi ficando conhecida nos Estados Unidos e, em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o dia do pai. No entanto, a homenagem de um filho ao seu pai na Babilónia também pode ter dado origem ao Dia do Pai. Isso aconteceu em 2000 A.C. quando um jovem rapaz de nome Elmesu escreveu uma mensagem numa placa de argila, em que desejava saúde, felicidade e muitos anos de vida ao seu pai. As celebrações do dia do pai é comemorado em diferentes datas ao redor do mundo. Em muitos países, a comemoração ocorre no terceiro domingo de Junho, em outros por motivos específicos, a data pode variar. Na Rússia, por exemplo, festeja-se no mesmo dia do defensor da pátria e, em Taiwan, a 8 de Agosto, pois a pronúncia da data no dialeto local lembra a palavra “papai”. No Brasil, o Dia dos Pais é uma data móvel celebrada no segundo domingo de Agosto. Nesta data a UNINBE não ficou de fora e homenageou todos os funcionários que ostentam o título de pai. O acto foi organizado pela Biblioteca Central da Universidade na pessoa da responsável do sector Dra. Teresa Patatas em colaboração com o Departamento de Acção Social da Direcção de Recursos Humanos e Acção Social da UNINBE, o evento contou com vários atrativos desde culturais, exposição de livros sobre aspectos masculinos, sorteios de cabazes e uma comunicação subordinado ao tema: Paternidade com o Professor e Psicólogo Pedro Salvador Henriques. Prestigiaram o evento com a sua presença o Magnífico Reitor Dr. Alfredo Noré Saluanja Muacahila, o Vice-reitor para os Assuntos Científicos e Pós Graduação Dr. Isata Teixeira Lemba e o Coordenador da Comissão de Gestão da Faculdade de Ciências das Pescas Dr. Agostinho da Silva. O GABINETE DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA UNINBE.

Por: Departamento de comunicação institucional

Outras notícias


ACADÉMICOS ANGOLANOS E BRASILEIROS, PREOCUPADOS COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Internacionalização da UNINBE

2024-06-06 | 11:57:00

Ler mais

CONFERÊNCIA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE DE LUANDA (UL) REÚNE DIRECTORES DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E PÓS-GRADUAÇÃO DAS IES.

Investigação Científica e Extensão Universitária

2024-05-27 | 08:53:00

Ler mais

MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO VISITA A UNIVERSIDADE DO NAMIBE PARA ACOMPANHAR O ANDAMENTO DAS OBRAS DA TERCEIRA FASE.

Obras de extensão do Campus Farol Fernando de Noronha da UNINBE.

2024-05-20 | 10:10:00

Ler mais