DEPARTAMENTO DE PESCAS E EXPORAÇÃO MARINHA


Licenciatura em Aquicultura




Objectivo do curso

Formar profissionais na área de aquicultura, com conhecimentos teóricos, técnicos, e tecnológico e adequados a compreensão da produção de organismos aquáticos em cativeiro bem como analise da avaliação, gestão e exploração sustentável dos recursos aquáticos vivos


Carga Horaria

4064



Perfil de saida

Existem excelentes oportunidades de trabalho na aquicultura, desde a concepção de projectos, passando pela distribuição de produtos até a trabalhos de consultoria. Tendo em conta a importância do sector pesqueiro para a contribuição do PIB nacional. O profissional em Aquicultura tem competências em: - Trabalhar em instalações de cultivo de organismos aquáticos ou como técnico de laboratório; - Capacidade de elaborar, acompanhar e executar projectos da cadeia produtiva aquícola; - Capacidade de trabalhar em estações experimentais, centros de larvicultura e algocultura; - Trabalhar em empresas de Processamento de Pescado; - Trabalhar em empresas ou ONGS de consultoria ambiental e Conservação dos Ecossistemas; - Instituições privadas e públicas, ligadas à investigação na área da aquacultura, Biologia e ciências afins, Produção animal



Regime

Laboral



Língua(s) de Aprendizagem

Portugês



Coordenador do Curso

Eunice Graça Venâncio Cassoma Daniel

- Dominar a teoria e a prática da aquicultura a fim de ter competências para inovar, projectar, adequar e adoptar sistemas de produção e reprodução de espécies aquícolas(peixes, crustáceos, moluscos e algas em cativeiro) - Trabalhar nas empresas aquícolas ou ser um produtor independente, identificando problemas relaccionados à actividade aquícolas e soluciona - los - Elaborar, executar, supervisionar e avaliar planos, programas, projectos e acções aquícolas em lagos, rios, barragens e no oceano, a a partir de princípios éticos e com responsabilidade social. - Interagir com diversos profissionais especializados na área que dão suporte ao desenvolvimento da aquicultura. - Identificar as fontes de informação sobre a aquicultura e saber como se comunicar com elas. - Aplicar os conceitos da aquicultura ecológica e o desenvolvimento sustentável, utilizando as normas e regulamento de uso do meio ambiente.

-Instituições públicas e privadas de produção de organismos aquáticos -Empresas/ indústrias de processamento e transformação de pescado - Laboratórios de Investigação ligado a aquicultura e ciências biológicas - Empresas de impacto ambiental.

As condições de acesso estão sujeitas mediante as regras definidas pela universidade durante a fase de candidaturas para ingresso.